@jorgemendes Profile picture

jorgemendes

@jorgemendes

Vimaranense em Lisboa. Maluquinho dos computadores em geral, generalista em particular. Não negoceio jogadores de futebol.

Similar User
Atilano Maldizer 🛰️ 🇵🇸🇲🇱🇳🇪🇧🇫🇾🇪🇱🇧🇸🇾 photo

@AMaldizer

o Eduardo Maragoto photo

@MaragotoEduardo

Diego Bernal photo

@DiegoBernalRico

Valentim R. Fagim photo

@valentimrfagim

O Dystopic Galician photo

@GDystopian

Moncho (Galiza 🤍💙🤍) photo

@MonchoGallecia

Portugal Rural photo

@RuralPortugal

o Carlos Callón 🛰️🇵🇸 photo

@carloscallon

Rede da GaliLusofonia photo

@galilusofonia

Victor Hugo Vasconcellos photo

@mastervhv

A Apanacensurada🛰️🐺🇵🇹🇵🇸 photo

@nabia69

GMXenomica photo

@GMXenomica

DPG - Docentes de Português na Galiza photo

@dpg_de

Miguel-Anxo Varela 🇵🇸 (@anxovart) photo

@anxovart

Queremos Galego! photo

@QueremosGalego

jorgemendes Reposted

Obrigada, Celeste. Só quero agora que o @hugovdding te faça a melhor das homenagens. Um pedaço da Galiza vai contigo

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

"Hai um caravel vermelho / no fuzil do militare". A Nossa Senhora da Guia de Benedicto e a Chula da Póvoa de José Afonso: youtube.com/watch?v=XRGGb4…

A mulher que deu cravos aos soldados no 25 de Abril de 1974, Celeste Caeiro, morreu aos 91 anos de idade. Na imagem, Celeste vê emocionada as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril 📷 Patrícia de Melo Moreira / AFP via Getty Images Conheça a história: expresso.pt/webstories/cel…

Tweet Image 1


jorgemendes Reposted

"Um novo rumo para a língua" e a AGAL são sinónimos quase perfeitos 💙 Vem connosco!: 📆 Domingo, 17 de novembro ⌚️ 11h30 (se podes, melhor um chisquinho antes) 🌍 Compostela 📍 Praça das Pratarias, na porta do Museu das Peregrinações 🦺 Imprescindível vestir um colete refletor!

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

Fomos ao último episódio de @galiportus para falar do #ObservatóriodaLusofonia que criou a @Xunta, mas acabamos falando de muitas mais cousas. A nom perder! 🟢 Spotify: open.spotify.com/episode/06KqAS… ℹ️ Ivoox: go.ivoox.com/rf/135794428

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

A AGAL apoia a convocatória pola língua de @QueremosGalego O galego precisa dum novo rumo, e já existem os consensos para que esse novo rumo seja realidade. Só falta vontade de fazer o caminho. Acompanhas-nos nesta viagem? 🛣️

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

O que falam em Portugal é uma língua diferente do galego? Talvez não tenhas visto nunca este coro, cantando uma canção dos anos 80 da banda do Porto Trabalhadores do Comércio: Tá quietinho ou levas no focinho youtube.com/watch?v=DbuWF-…


A luta pela sobrevivência das línguas e suas variantes já se joga no campo da língua em que os robôs falam. pplware.sapo.pt/informacao/cha…


jorgemendes Reposted

Vendedora de castanhas em Vila Real (1920). [📸 Miguel Monteiro] #PortugalRural

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

Como hoxe é o meu cumpre na @SERBAIXOMINO decidiron que no programa de hoxe falaramos do meu traballo de investigación nos últimos 25 anos Un resumo do traballiño feito con obstáculos e barreiras por medio

Tweet Image 1
Tweet Image 2
Tweet Image 3

jorgemendes Reposted

A distorção deste argumento é que o "galego autêntico contemporâneo" castelhanizado que o tuit glorifica também era o de velhos mortos há 50 anos, bilíngues. A diferença é que daquela seria minoritário. E hoje se vê como "autêntico" porque soa espanhol, não há mais volta.

Que o único xeito de representar o "galego auténtico" sexa con videos de vellos mortos hai 50 anos é demencial. Deixade de estar todo o día a facer a pera con como debera falar a xente contemporánea en base a unha prosodia case morta desde hai medio século.



jorgemendes Reposted

Diz Senén Barro em "O futuro do galego" que "Non é o seu ronsel o que importa senón o seu rumbo": o futuro, não o passado. Sim, mas só se mudarmos 𝗱𝗲 𝗿𝘂𝗺𝗼 180º imediatamente poderemos ver ainda o ronsel galego-português. Se não, nem ronsel haverá. nosdiario.gal/articulo/socia…


Se não vamos ao Minho, o Minho vem até nós.

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

Bloco denuncia condições terceiro-mundistas do Comboio Celta Porto-Vigo: das automotoras diesel às dificuldades na compra dos bilhetes. Serviço vergonhoso, indigno deste século. #Porto #Vigo #Portugal #Galiza #ComboioCelta #Raia ominho.pt/bloco-de-esque…


A difícil intercompreensão no mundo lusófono, no caso entre o lisboeta e o baixo-minhoto de Guimarães. É bom? Não, amigo, é bô. Bom? Não entendes português? É bô!


jorgemendes Reposted

Reitero a minha recomendaçom de #EstouAEstudarPortuguês (@AtravesEditora) do profesor @valentimrfagim Se Google Play escolheu o PT, junto com o ENG, o CAST e o AL como os 4 idiomas pricipais do mundo para robots de leitura, logo terá feito cálculos de falantes...

Tweet Image 1

jorgemendes Reposted

31 de outubro, Dia de Drummond e Dia Nacional da Poesia. Neste vídeo, Carlos Drummond de Andrade recita “Amor e seu tempo”, poema do livro “As impurezas do branco” (1973).


jorgemendes Reposted

O lançamento da CAMINHO - DÉCIMA COLECTÂNEA está programado para o dia 30 de novembro, no Porto. Participo, juntamente com 72 escritoras e escritores, desta coletânea que reúne autoras e autores de Portugal, Galiza, Astúrias, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Cuba e Ucrânia.

Tweet Image 1
Tweet Image 2

Loading...

Something went wrong.


Something went wrong.