@InstanteUm Profile picture

Renato P. Venancio

@InstanteUm

História @ Arquivos

Similar User
Centro de Humanidades Digitais IFCH Unicamp photo

@chdunicamp

História da Historiografia photo

@HHistoriografia

ppghUFBA photo

@ppghufba

Revista de História USP photo

@UspRevista

Bruno Leal photo

@_brunoleal_

girodaarquivo photo

@girodaarquivo

Varia Historia photo

@VariaHistoria

História PUC-Rio photo

@historiapucrio

Revista Acervo photo

@RevistaAcervo

Lab. de Estudos de História dos Mundos do Trabalho photo

@lehmt_ufrj

Revista Almanack photo

@RevistaAlmanack

Aldrin Castellucci photo

@aascastellucci

Conheça as rebeliões que forjaram o Brasil photo

@ImpressoesRbds

Chico Cougo photo

@chicocougo

Caio Giulliano Paião photo

@GiullianoPaiao

Tiu França é só um agente, o autor moral é o bolsonarismo


O AToM da Câmara de Deputados está lindo. Abaixo, documento que gerou muita confusão. O Congresso Nacional felicitando a destruição dos documentos sobre a escravidão. Conforme mostrou R. Slenes, eram as matrículas de escravos feitas desde os anos 1870. arquivohistorico.camara.leg.br/index.php/br-d…

Tweet Image 1

"O que a memória fornece não é um passado especificado por itens, mas uma continuidade de consciência na qual me reconheço como uma identidade contínua...". Michael Oakeshott, Sobre a História, p. 61.


"Uma fonte nunca diz o que deve ser dito, mas sempre mostra o que não é lícito dizer". Koselleck, Uma latente filosofia do tempo, p. 125


Renato P. Venancio Reposted

"El fascismo es como la pizza. Nació en Italia pero está en todas partes". Frase de uno de mis alumnos en la Universidad. Me ha encantado


Renato P. Venancio Reposted

“O problema de [Francisco Wanderley Luiz] era exatamente que muitos eram como ele, e muitos não eram nem pervertidos, nem sádicos, mas eram e ainda são terrível e assustadoramente normais” (ARENDT, 1999:299)


Nunca mais falo dos identitários. É gente muito sensível. Uma professora ruralista de feminismo xingou até minha décima geração.


Preços da aguardente de cana (de melaço fermentado) e da cachaça (de caldo de cana fermentado) entre 1832 e 1855. Se as bebidas alcoólicas eram fundamentais no tráfico de escravos, era para esse mercado ter se desorganizado em 1850. Isso não ocorre (Fonte JC-RJ, preço mais baixo)

Tweet Image 1

A questão é descobrir quem é o fornecedor do material bélico do bobo-bomba


O vinho permite avaliar o gasto conspícuo da nobreza do Império. São casas vinícolas ainda ativas. Neste anúncio de 1834, do JC-RJ, são vendidos vinhos Haut Brion (hoje, 19 mil a garrafa); Chateau Margaux (13 mil a garrafa); Laffite (10 mil a garrafa) e D´Estournel (hoje, 4 mil)

Tweet Image 1

Renato P. Venancio Reposted

🚨BRASIL: Francisco Wanderley Luiz, o homem que morreu ao tentar explodir o STF, revelou antes do ataque que escolheu o dia de hoje, 13 de novembro, porque não gostava do número 13.

Tweet Image 1
Tweet Image 2

O bobo-bomba pretendia matar os "comunistas" ... e incluiu neste rol José Sarney ...


O lado bom dos bolsonaristas é que eles são burros pra caramba. O bobo-bomba tapou com uma pá de cal a chance de anistia dos golpistas de 8 de janeiro


Um ano e meio é tempo suficiente para Trump fazer trapalhadas e crimes o suficientes para desmoralizar uma vez mais a extrema-direita. Felizmente, a eleição de presidente no Brasil é em 2026...


Realmente devo reconhecer que estava errado. O filme "A Substância" é um filme realista: "Robert F. Kennedy Jr. wants to fire F.D.A. employees who limited unproven treatments for autism and dangerous stem-cell therapies." The New York Times


Renato P. Venancio Reposted

Saindo do forno Sessão de apresentação com Leonor Freire Costa (ISEG), José Pedro Paiva (FLUC) e José Alberto Tavim (FLUL). Presidida por Diogo Ramada Curto, diretor da Biblioteca Nacional de Portugal Dia 27 em ... Lisboa Nas livrarias dia 14/11 grupobertrandcirculo.com

Tweet Image 1

Renato P. Venancio Reposted

🟦Até quando serão necessárias petições públicas em defesa do Arquivo Nacional??? Não elegemos este governo para tal.

Giro da Arquivo #302 – Carta em defesa do Arquivo Nacional alcança quase mil assinaturas em apoio buff.ly/3YGNCs9 Assine agora o Giro da Arquivo e fique por dentro do que é notícia no Brasil e no mundo da Arquivologia. É grátis!

Tweet Image 1


Renato P. Venancio Reposted

O #ArquivoNacional está com processo seletivo aberto para contratação de consultor(a). O/A candidato/a selecionado/a terá a missão de elaborar uma proposta de estratégia de territorialização da Política Nacional de Arquivos. Saiba mais: 🔗gov.br/arquivonaciona…

Tweet Image 1

Loading...

Something went wrong.


Something went wrong.